sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Apresentando o Pinoli e uma receita de abóbora grelhada na frigideira

Você conhece pinoli?

Pinoli  são extraídos do pinheiro-manso (Pinus pinea), uma árvore nativa da região do Mediterrâneo.São semelhantes  a uma amêndoa, de tamanho bem reduzido,  possui formato ovalado,uma  textura macia e coloração de clara, amanteigada. Possui um alto teor de óleo e tem um  sabor suave. O sabor pode ser ressaltado á medida em que se torra o pinoli. Na Itália, o pinoli é muito usado em risotos, molhos e bolos, e principalmente  no molho pesto. É também bastante usado na cozinha   indiana e turca. Na cozinha libanesa - onde são conhecidos como "snoubar" - entram em massas, esfiras, legumes de forno, arroz, charutos recheados e também em sobremesas, como sorvetes, bolos, doces e tortas.(leia mais aqui)

Aqui na Alemanha, os pinoli são usados em saladas, em tortas (principalmente em combinação com a maçã), e também nos biscoitinhos natalinos. 
Nos últimos tempos,  tenho experimentado pinoli com legumes grelhados ou refogados. A minha melhor experiência foi na combinação do pinoli com a  ábobora hokaido .Uma experiência muito positiva que quero compartilhar com vocês. 



Abóbora grelhada com Pinoli

Ingredientes para 2 pessoas

2-3 colheres de óleo de oliva  (talvez uma colher a mais)
1/2 abóbora hokaido - cortada em cubinhos
1 cebola - cortada em cubinhos
1 dente de alho - cortado bem miudinho
um punhado de salsinha - cortada bem miudinha
2 - 3 colheres de sopa de pinoli
sal e pimenta a gosto
3-4 pedacinhos de gengibre seca(salgada)
1 pimentinha vermelha (opcional) cortada bem miudinha


Modo de preparo

Em uma frigideira pequena, sem óleo, torre os pinoli. Retire a frigideira do fogo e deixe esfriar. Separe.  
Em uma frigideira com tampa, aqueça o óleo de oliva, acrescente o alho e a cebola, deixe os fritar . Acrescente a abóbora e  o gengibre e a pimenta vermelha, tempere com sal e pimenta e  tampe a frigideira por 4-5 minutos. Destampe a frigideira e deixe a abóbora fritar, até que adquire uma cor levemente dourada. Confira o ponto de cozimento de acordo com seu gosto. Rege com óleo de oliva e acrescente o pinoli torrado. Por último salpique a salsinha .
Sirva imediatamente. 
É um ótimo acompanhante para carnes,




Bom apetite!  
Espero ter animado você para experimentar esta receita.
Um forte abraço,
Rose


Nenhum comentário:

Postar um comentário