segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Um pão quentíssimo!!!

Está frio lá fora. Pra falar a verdade, está muito frio lá fora; está nevando. Mas de alguma forma, isso não me incomoda.  Ouço muita gente lamentando os incomodos da neve. Mas para mim, a neve vem trazer cor para o meu inverno. Porque, muitas vezes, o branco é melhor do que o cinza. Mas sei também, que quando o cinza se fizer presente por aqui, vou procurar um outro meio de colorir.

Enquanto isso, aqueço o forno, e asso um pão: um pão de farinha espelta (Dinkel), um antecendente do trigo. Desta vez, incremento a massa , e o resultado é um pão quentíssimo - ardido.


Ingredientes para um pão 

300 gr de farinha espelta
200 gr farinha espelta integral
21 gr de fermento fresco
330  ml de água morna
1 colher de  chá de acúcar
2 colhers de chá de sal
3-4  tomate seco (picadinho)
1 pimenta vermelha  (picadinha)
1 pitadinha de Chili em pó
3 colheres de óleo de oliva
um pouquinho de fubá

Modo de preparo

Em uma vasilha grande misture as farinhas; com a ajuda de uma colher, empurre a farinha do meio para os lados, formando um buraco no meio. 
Esfarele o fermento  e jogue no meio  do buraco. Por cima do fermento, jogue o açúcar e a água  morna. Com um garfo, misture o fermento,e tembém  um pouquinho da farinha . Cubra e desxe descansar por mais ou menos 20 minutos, de preferência em um lugar quente.

Acrescente o sal, o tomate seco, a pimenta,  o chili em pó e o óleo de oliva. Com uma batedeira,  os batedores para massa pesada,  bater a massa até que se solte da vasilha completamente. Se a massa se mostrar meio grudenta, acrescente aos poucos, fubá. 

Cubra a massa e deixe descansar, de preferência em um lugar quente,  até que ela dobre de tamanho.

Jogue um pouquinho de fubá sobre o lugar onde irá trabalhar com a massa, um cantinho da mesa, talvez. Amasse a massa por alguns minutinhos, forme o pão, com uma faca afiada, faça cortes fundos na parte de cima. Salpique um pouquinho de fubá e deixe  pão descansar mais um pouquinho. 

Enquanto isso pré aqueça o forno  a 200° C , por 10 minutos.

Leve o pão ao forno e asse por mais ou menos 40 Minutos. Faça o teste do palito, para  ver se está no ponto.

Um ótimo acompanhamento para um churrasco!


















Bom apetite e bom divertimento experimentando e assando.



Um beijo.
Rose





Nenhum comentário:

Postar um comentário