domingo, 1 de março de 2015

Alho poró no molho branco

Conheci o alho poró aqui na Alemanha. Confesso que demorei para me acostumar com seu sabor marcante. Eu o uso bastante para fazer sopas e quiches .Nos últimos tempos tenho experimentado outras algumas variações e uma das preferidas da minha familia é esta que vou apresentar para vocês aqui.  É uma delicia para acompanhar pasta, batatas e peixe.






Alho poró no molho branco

Ingredientes

1 colher de sopa de óleo vegetal
1 cebola pequena, cortada em cubinhos
1 dente de alho
3 talos de alho poró lavados e cortados em rodelas finas
sal 
pimenta do reino


Molho branco

375 ml leite
125 ml água
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho cortado ao meio

2 colheres de manteiga
2 colheres rasas de farinha de trigo

sal 
pimenta do reino
nóz moscada

cebolinha  verde picada

Modo de preparar

Eu começo o preparo pelo molho. 
Misture o leite, a água e leve para ferver com a cebola e o alho.
Enquanto isso, em uma outra panela, coloque as duas colheres de manteiga e as duas colheres de farinha de trigo. Mexa tudo muito cuidadosamente, e dez vez enquanto tire a panela do fogo para que a mistura não fique muito escura. 

Com uma concha, e através de um coador, acrescente aos poucos  a mistura de leite, sempre mexendo muito bem para que não se formem bolinhas ( aconselho o uso de um batedor de arame). Leve a mistura ao fogo baixo, continue mexendo, Acrescente sal, pimenta do reino e a nóz moscada. Reserve

Em uma panela tamanho médio, refogue a cebola, o alho e o alho poró. Acrescente um pouquinho de sal e pimenta do reino. Quando o alho poró tiver murchado um pouquinho acrescente o molho branco e deixe cozinhar por alguns minutinhos Veja se é necessário mais tempero. 
Por último acrescente a cebolinha verde cortadinha. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário